Muito antes
de surgir um sistema educacional organizado como conhecemos hoje, a escrita por
si só, como um registro de sinais, codificações isoladas e que por uma
associação passa a ter algum significado existe a cerca de três mil anos antes
de Cristo no final do período
Neolítico; esta
característica de escrita marca o que chamamos pré-histórico, pois foi com o
advento da linguagem escrita que inicia o fim desse período “pré” para o inicio
da história propriamente dita.
Foi no final
deste período neolítico que os Sumérios (povo que vivia na Mesopotâmia, e que já possuía alguma evolução
para fazer contagem numérica) criaram um artifício organizado em sílabas para
significar o que era falado por eles, e posteriormente este recurso serviu de
estimulo para um outro povo criar o alfabeto. A forma de escrita mais antiga
registrada ocorreu no oriente médio e é chamada “escrita
cuneiforme”.
| escrita cuneiforme |
Foi em
decorrência dessas conquistas, como um processo milenar contínuo e orgânico,
que o ser humano exerce a escrita como palavra, frase, textos, idiomas, gírias
e uma infinidade de aplicações desta habilidade. Faz longo tempo, embora não
tenhamos uma data específica, desde que o objetivo principal da escrita deixou
de ser apenas a sobrevivência. O aprimoramento da comunicação possibilitou que
tarefas difíceis tornassem menos árduas por meio de pesquisas e invenções, e a
troca de experiências e informações compartilhadas trouxeram a existência de
artifícios que proporcionaram ao homem economizar energia, conservar alimentos
e melhorar sua acomodação.
FONTE DO TEXTO: http://www.infoescola.com/comunicacao/o-surgimento-da-escrita/
FONTE DA IMAGEM:http://criativosfera.com/aula-02-historia-da-comunicacao/
FONTE DA IMAGEM:http://criativosfera.com/aula-02-historia-da-comunicacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário